❤ Pets Sem categoria

Animais de Estimação | O Meu Gato Está A Usar Fralda!

1 Abril, 2017

Em tempos falei de que o Tareco esteve ( e continua) doente. Na altura não podia falar de muito porque ainda não se sabia de grande coisa. E desde o último post já fizemos imensas adaptações e alterações nas coisas cá em casa.

A ração dele teve de ser alterada e agora ele come uma que é específica para o problema urinário dele.
Expliquei ainda que tive de encontrar um novo lar para a Mia, pois esse seria um dos motivos para o Tareco andar stressado. O outro motivo será também os nossos horários, trabalhamos os dois por turnos e não conseguimos ter uma rotina certa para o Tareco (vamos chegar lá!) E tudo isto estava a prejudicar o nosso pequeno, então colocamos um difusor chamado Feliway.

O que faz o feliway? Basicamente ele emite feromonas que acalmam os gatos, citando a descrição do produto “É uma cópia sintética da feromona facial F3. Estimula o bem-estar do gato, acalma-o quando se encontra num ambiente novo ou em caso de mudança de casa e evita marcações territoriais por arranhões ou urina.”.

Com estas pequenas mudanças notamos diferença no comportamento dele. Está muito mais calmo, alegre, sociável, já brinca sozinho (e com a Pipoca).

Mesmo tendo feito estas mudanças, na última semana ele voltou a piorar. E estes últimos tempos têm sido complicados, vamos quase todos os dias ao veterinário, ele continua a fazer medicação e agora está algaliado e tem de usar uma fraldinha para não pingar tudo nem arranjar mais focos de infecção.

 

Mas afinal, o que tem o Tareco?

O nosso pequenino tem uma cistite que está complicada de passar. Uma cistite é uma inflamação da bexiga e uma das coisas que acontece é que os sedimentos que vão saindo da parede da bexiga vão criando aglomerados de tecidos e outras coisas. Isto pode levar a que a uretra do gato fique obstruída, fazendo com que ele não consiga urinar.

O que é sucede? Uma algaliação. Isso mesmo, o Tareco está com um tubinho que vai até à bexiga para tirar a urina (tal como nos humanos).

Geralmente isto passa com medicação, alimentação adequada e muitas idas ao veterinário.

Ainda nos foi sugerida uma cirurgia chamada ureterostomia, que consistia em tirar a pilinha ao gato e criar um canal alternativo para urinar (neste caso um orifício). Este procedimento poderia ser viável se nele existissem garantias que o Tareco não voltasse a sofrer qualquer tipo de infecções do trato urinário… algo que não é nada garantido.

A nossa veterinária diz que, com a alimentação que estamos a fazer, muita paciência e amor… ele fica bom, mas nunca fica livre disto.

A todos e a todas a força que têm enviado para ele. Ele agradece e eu também, de coração.

You Might Also Like

12 Comments

  • Reply Sofia Veloso 1 Abril, 2017 at 13:19

    Oh espero que ele fique melhor
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

  • Reply Sara Moreira 1 Abril, 2017 at 14:10

    Meu pequenino, as melhoras para ele. Deve de ser muito amoroso para não se por logo a tentar tirar a fralda. O meu andou algaliado e mesmo com o funil na cabeça tirou aquilo tudo. Felizmente não criou infecção e ele melhorou muito. Agora é ração para gatos com problemas urinários para sempre (consegui encontrar uma muito boa e bem mais em conta que aquelas que se vendem no veterinário) e ele adora e nunca mais teve uma recaida. Espero que assim continue e que o teu gatinho fique bom depressa e nunca mais tenha uma recaida. 🙂

  • Reply Vanessa 1 Abril, 2017 at 14:10

    Opa, coitado :/ as melhoras do patudo.

    let's do nothing today

  • Reply Ana Filipa 1 Abril, 2017 at 14:11

    Qual é a comida? Eu também estou a dar a comida para problemas urinários… É tão cara! Mas ao menos vejo melhorias nele e só por isso, vale a pena!
    Ele ainda não tirou nada, mas a fralda de vez enquanto desaparece haha

  • Reply Ana Filipa 1 Abril, 2017 at 14:11

    Obrigada Vanessa! Estamos a fazer para que ele fique bom depressa <3

  • Reply Ana Filipa 1 Abril, 2017 at 14:12

    Muito obrigada pela força Sofia! <3

  • Reply Gabby TeenTv 4 Abril, 2017 at 10:26

    Ai , eu sou Auxiliar de Veterinária você aprendeu certinho como cuidar do seu Amigo ( que por sinal e lindo de mais ) , o que ele tem é um problema que acontece muito com os animais ( principalmente os Felinos ) . Estou aqui torcendo para ele Gostoso fique bom logo .

    http://gabbyteensilva.blogspot.com.br/

  • Reply Mónica Silva 4 Abril, 2017 at 10:26

    Ohh coitadinho!! Espero mesmo que ele melhore!!

    Mil Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

  • Reply Carla Ribeiro 4 Abril, 2017 at 10:26

    As melhoras para ele <3
    Aqui em casa também temos um doente e sei como é complicado.
    Bonjour , Love

  • Reply Sara Moreira 4 Abril, 2017 at 10:26

    A que lhe compro é a Versele-Laga lara adult urinary care (http://www.versele-laga.com/en-FR/lara/Products/lara-adult-urinary-care). Ele usou durante os primeiros tempos a que o veterinário tinha recomendado e depois acabei por começar a dar-lhe essa para ver se ele se dava bem e até agora está óptimo. Compro mesmo numa loja de produtos para animais e que tem todas as marcas de ração. Tenta saber se essa também é boa para o teu bichano e se te fica mais barata 🙂

  • Reply Cátia Rodrigues 4 Abril, 2017 at 10:26

    Muita força para o Tareco querida, muita mesmo <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

  • Reply O Fabuloso Destino de Maria Amélia 5 Abril, 2017 at 11:25

    Em tempos apanhei um gatinho no meio da estrada e depois de lhe arranjar uma família, foi-me devolvido porque tinha exactamente o mesmo que o teu. Também usei o Feliway (apesar de não ter sentido muita diferença, porque ele tinha sido abandonado, estava tenso e não me conhecia há muito)e tive que ter muita calma e paciência. O tempo são eles que definem, demorou mas ficou óptimo!
    A alimentação passou a ser especifica, andou muito medicado porque fazia muitas infecções com a algalia, mas felizmente agora está um gatão e super feliz na sua nova família!
    Desejo que o peludinho fique bem depressa! Estou a torcer! Vai correr bem! Vai simmmm!

    Beijinhos, força e as melhoras!
    http://www.ofabulosodestinodemariaamelia.pt

  • Leave a Reply